10º Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia – SEFE 10 e 4ª Feira da Indústria de Fundações e Geotecnia

Dados do Trabalho


Título

Medição e análise da pressão de concreto na ponta do trado em estacas hélice contínua: valor na ponta x valor no topo

Palavras-chave

hélice continua, pressão de concreto, helice contínua monitorada, injeção de concreto

Resumo (no máximo 200 palavras)

A execução de estacas hélice contínua envolve a medição e monitoramento de várias grandezas, sendo a pressão de injeção do concreto um dos fatores de maior influência no desempenho e qualidade da estaca.

Devido às características do processo executivo de estacas hélice contínua, a medição da pressão de concreto é efetuada no topo da ferramenta de perfuração ou trado e não em sua ponta, onde efetivamente ocorre a injeção de concreto na escavação. No artigo apresenta-se o equipamento utilizado para medir as pressões na ponta do trado, as analises e as correlações entre as pressões medidas no topo e as efetivamente aplicadas durante a execução de estaca.

Por meio de equipamentos especiais desenvolvidos especificamente para essa finalidade, foram executadas estacas hélice contínua medindo-se as pressões de concreto em 2 pontos distintos: no ponto usado tradicionalmente (topo do trado) e na ponta do trado (ponteira da hélice). Os resultados apresentam evidências da diferença entre as duas pressões medidas e que deve ser levada em consideração no projeto e na análise dos relatórios gerados na execução da estaca.

Palavras Chave

Hélice contínua; Helice contínua monitorada; Injeção de concreto; Pressão de concreto

Arquivos

Área

Ensaios de Campo: provas de cargas prévias e de desempenho

Autores

Marcelo Antonio Batista, Francisco Teodoro Alvares Silva, Dalvio Emilio Teixeira Cló, André Lobato Paula, Carlos Medeiros Silva