10º Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia – SEFE 10 e 4ª Feira da Indústria de Fundações e Geotecnia

Envio de Artigos


REGULAMENTO PARA EDITORAÇÃO DE TRABALHOS

1 – INTRODUÇÃO

O SEFE busca, nesta 10ª edição, reportar e enfatizar casos de obras. Neste sentido, o Comitê Técnico encoraja artigos sobre obras executadas com sucesso, segundo técnicas consagradas ou inovadoras defendidas e analisadas nos artigos.

Os resumos / abstracts dos artigos aceitos serão divulgados no anais digitais do SEFE 10.

Tendo em vista a necessidade de uniformizar o máximo possível o aspecto gráfico, todos os trabalhos deverão ser elaborados segundo as normas a seguir apresentadas e em formulário próprio, no ambiente eletrônico indicado no site do SEFE 10.

A primeira etapa compreende apenas o envio dos resumos, que devem ser digitados no campo próprio dentro do sistema e conter até 200 palavras.

O envio do artigo, para aqueles que tiverem seus resumos/abstracts aprovados, será feito através do sistema eletrônico em arquivo de formato PDF e, em consequência, não será realizado qualquer trabalho de edição no texto submetido. O atendimento às normas é de responsabilidade dos autores, podendo o Comitê Técnico recusar trabalhos fora das normas.

Após a data limite para o envio do artigo, o mesmo será encaminhado a um revisor que poderá aprová-lo ou recusá-lo caso julgue que não tenha atendido às normas, avaliando ainda baixa qualidade
científica, pesquisa sem resultados, etc.

O revisor poderá sugerir mudança na forma de apresentação proposta pelo(s) autor(es) (painel ou oral), dependendo do conteúdo do mesmo. Nesse caso, o autor será comunicado no documento de aceitação do artigo e poderá desistir de apresentá-lo e divulgá-lo.

Todo esse processo de envio de resumo e artigo será regido pelas etapas descritas a seguir:

ETAPA PERÍODO
a) Envio do resumo / abstract - ETAPA 1 30/01/2023 a 02/05/2023
b) Resultado do resumo / abstract (aprovado ou reprovado)  26/05/2023
c) Envio do artigo completo - ETAPA 2 29/05/2023 a 28/07/2023 14/08/2023
d) Aprovação do artigo (aprovado, aprovado com correções ou reprovado) 09/10/2023
e) Envio da versão definitiva do artigo pelo autor que recebeu retorno “aprovado com correções” - ETAPA 3 10/10/2023 a 24/10/2023
f) Aceite final 10/11/2023

2 – EIXOS TEMÁTICOS – CASOS DE OBRA

  • Fundação de edifícios
  • Fundação de portos, pontes e obras especiais
  • Escavações profundas, contenções e estabilização de taludes: impacto, interferência e interação na vizinhança
  • Tratamento e melhoria de solos
  • Ensaios de Campo: provas de cargas prévias e de desempenho
  • Ensaios de Carregamento Dinâmico, Teste Bidirecional: instrumentação e controle
  • Investigações geotécnicas: SPT, SPT-T, CPT, CPT-U, DMT
  • Normas técnicas

3 – REQUISITOS GERAIS

3.1 – Organização do documento

O conteúdo do artigo deverá ser organizado com a seguinte sequência:

Primeira página:

  • título do trabalho;
  • nome(s) do(s) autor(es), cargo e entidade de filiação e e-mail dos autores;
  • resumo;
  • abstract.

Demais páginas:

  • corpo de texto – com os títulos de primeira, segunda e, no máximo, terceira ordem – incluindo tabelas e figuras (o texto inicia com um título de primeira ordem);
  • agradecimentos (se existirem);
  • referências bibliográficas;
  • anexos de outras tabelas e figuras (se existirem).

3.2 – Extensão do trabalho

Os trabalhos deverão ter, no mínimo 4 páginas e no máximo, 10 páginas, incluindo a página de resumo (resumo de no máximo 200 palavras), o corpo do texto, agradecimentos, referências bibliográficas e anexos.

3.3 – Idioma do trabalho

Serão aceitos trabalhos em Português, Espanhol e Inglês.

Não serão aceitos trabalhos de caráter comercial, nem o uso de logotipos de empresas ou de nomes comerciais.

3.4 – Inscrição no evento

A publicação do resumo e a disponibilização do artigo ficará condicionada à inscrição de, no mínimo, um de seus autores no SEFE 10. Caso selecionado para a apresentação oral, o apresentador deverá estar inscrito no SEFE 10. O pagamento da inscrição e aprovação do artigo não implicam, necessariamente, na sua apresentação oral ou em seção de poster no seminário. O pagamento da inscrição só será exigido caso o trabalho seja aprovado.

3.5 – Envio dos trabalhos

Os trabalhos somente serão enviados por via eletrônica, em extensão PDF, não sendo aceito o envio de trabalhos em papel ou CD. O link para envio estará disponível na página de trabalhos no site oficial do evento (www.sefe10.com.br).

4 – CONFIGURAÇÃO E FORMATAÇÃO

4.1 – Configuração da página

  • Tamanho: A4
  • Estilo de tipo: Times New Roman
  • Tamanho de tipo: 11 pontos
  • Espaçamento: Simples
  • Alinhamento: Justificado
  • Margem Superior: 2,0 cm
  • Margens laterais: 2,0 cm
  • Margem inferior: 2,0 cm

PARÁGRAFOS

A primeira linha de cada parágrafo deverá estar a 1,0 cm da margem esquerda. Para a formatação de parágrafo, usar a opção formatar parágrafo no “menu” ou a tecla “TAB”.

ITENS DO TRABALHO

O trabalho poderá ser subdividido em itens (negrito, maiúsculo e à esquerda) e subitens (negrito, minúsculo e à esquerda), com numeração.

FIGURAS

Todas as figuras, fotos, tabelas, gráficos e fórmulas deverão ser incluídas no corpo do trabalho, com referência. As figuras deverão ser identificadas com numeração consecutiva e título, aparecendo abaixo da figura (i.e. Figura 1. Título).

EQUAÇÕES

As equações poderão ser incorporadas ao trabalho de diversas maneiras. Poderão ser imagens escaneadas, terem sido criadas por um aplicativo externo, feitas com fontes de símbolos ou com o editor de equações do próprio programa usado para o trabalho. Em qualquer caso, deverão ser numeradas consecutivamente ao longo do documento, iniciando a 1,25 cm da margem esquerda, e o número deverá ser colocado entre parênteses alinhado a 1,5 cm da margem direita.

As unidades devem estar no SISTEMA INTERNACIONAL (SI), utilizando símbolos convencionais.

TABELAS

Não usar formatações, bordas ou sombreamentos complicados. As tabelas deverão ser identificadas com numeração própria e título, aparecendo do alto da tabela (i.e. Tabela 1. Título). Sempre que possível, as tabelas deverão ser orientadas como “Retrato” e não como “Paisagem”.

NOTAS DE RODAPÉ E REFERÊNCIAS

Notas de rodapé deverão ser colocadas no rodapé da respectiva página.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

As referências bibliográficas deverão estar no final do trabalho técnico.

Deverão conter sobrenome dos autores, seguidas das iniciais do nome, ano, título da publicação, editora, local, número de páginas e outros dados eventualmente necessários para identificação. A codificação ISBN (se conhecida) deverá ser colocada depois do nome do editor. Para artigos científicos inserir o DOI, caso disponível. No corpo do trabalho, as citações podem ser diretas ou indiretas, e ainda, deverão seguir a norma ABNT NBR 10520.

TEMPLATES

Clique aqui e baixe o template para os artigos completos em português.

Clique aqui e baixe o template para os artigos completos em inglês.

REGULAMENTO

Clique aqui e baixe o regulamento para editoração dos trabalhos em PDF.

IMPORTANTE

Para enviar o resumo é preciso primeiro fazer a inscrição no evento, porém não precisa efetuar o pagamento. 

O pagamento só será exigido se o resumo for aprovado. Clicando no botão abaixo, você será direcionado para a página de inscrição, no final aparece no menu do lado direito o botáo "Trabalhos", clique para enviar o resumo.

 

Clique aqui e veja o passo a passo para envio do artigo completo.