10º Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia – SEFE 10 e 4ª Feira da Indústria de Fundações e Geotecnia

Dados do Trabalho


Título

Ensaios Dinâmicos de Impedância Mecânica ou Impulse Response Method em Cortinas Atirantadas localizadas na Serra do Mar, nas Proximidades do Município de Cubatão/SP.

Palavras-chave

Impedância Mecânica, Cortina Atirantada, Ensaios Dinâmicos.

Resumo (no máximo 200 palavras)

RESUMO: Este artigo descreve uma metodologia dinâmica não destrutiva baseada na impedância mecânica ou Impulse Response Method (ACI 228.2R-13 e ASTM C1740-10) com análise frequencial utilizada para avaliar em profundidade as características dos tirantes na Estrutura de Contenção. Os ensaios ditos Dinâmicos foram realizados em duas cortinas localizadas na Serra do Mar, no município de Cubatão/SP, complementando um estudo que iniciou com a inspeção geral dos tirantes das estruturas de contenção para verificar as condições de funcionabilidade, durabilidade e estabilidade. A aplicação em tirantes desse método foi desenvolvida na França onde tem sido empregada há quase 20 anos. A metodologia consiste em instrumentar a ancoragem do tirante com um sensor de velocidade e aplicar um impacto no elemento através de um martelo instrumentado com um sensor de força. Após vários impactos aplicados na ancoragem, as respostas vibratórias para cada tirante são registradas, a fim de estimar os comprimentos e cargas atuais em cada elemento. Os resultados obtidos foram satisfatórios, indicando forças entre 15,0 e 32,0 tf nos tirantes ensaiados, com comprimentos livres/totais conforme o esperado. Esta técnica não destrutiva de Ensaios ditos Dinâmicos permite avaliar em profundidade a integridade e a estabilidade das estruturas de contenção.

Palavras Chave

Cortina atirantada; Ensaios Dinâmicos; Impedância Mecânica

Arquivos

Área

Ensaios de Campo: provas de cargas prévias e de desempenho

Autores

Philippe Jean Nicolas Beno, Thiago Feliciano Guilhermino da Silva Feliciano