10º Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia – SEFE 10 e 4ª Feira da Indústria de Fundações e Geotecnia

Dados do Trabalho


Título

Análise das alterações e avanços nas normas de provas de carga em fundação profunda (ABNT NBR 16.903:2020) e fundação direta (ABNT NBR 6489:2019)

Palavras-chave

Provas de carga, normatização, fundação profunda, fundação direta

Resumo (no máximo 200 palavras)

A normatização de um procedimento se faz pela necessidade da padronização, qualificação e organização, de maneira que um determinado experimento possa ser realizado de forma adequada e compreensível. Todo o processo de construção, revisão ou atualização passam por uma sistemática de discussão entre os atores que têm por diretriz o consenso entre as partes. Neste sentido foi instalada no dia 02/06/2015, a Comissão de Estudos Especiais – Solos (CEE 221 ABNT), com o escopo de revisar / atualizar normas técnicas de solos. Dentre estas, as normas de provas de carga em fundações profundas e direta. Desta forma, este artigo tem por objetivo destacar os principais tópicos que foram alterados e os avanços nos procedimentos das normas de provas de carga em fundação profunda e de fundação direta. As normas foram amplamente discutidas e reavaliadas com base na expertise brasileira e internacional, além das análises de resultados experimentais obtidos dos vastos bancos de dados gerados a partir de 2010 (ABNT NBR 6122). Serviram como documentos orientadores, normas internacionais como ASTM, BS, DIN etc. As novas versões trouxeram maiores esclarecimento aos usuários, pois detalham pontos importantes com: nomenclatura, critérios de calibração, esclarecimento dos procedimentos e de paralização dos ensaios.

Palavras Chave

Fundação direta; Fundação profunda; Normatização; Provas de Carga

Arquivos

Área

Normas técnicas

Autores

Paulo José Rocha Albuquerque, Graziela Santolia