10º Seminário de Engenharia de Fundações Especiais e Geotecnia – SEFE 10 e 4ª Feira da Indústria de Fundações e Geotecnia

Dados do Trabalho


Título

Avaliação do atrito negativo em estaca isolada conforme NBR 6122/2019 e suas consequências em projetos de fundações.

Palavras-chave

Atrito Negativo, Recalque, Carga Máxima, Plano neutro

Resumo (no máximo 200 palavras)

O Atrito Negativo (A.N) é definido no item 3.2 da NBR 6122/2019 enquanto que nos itens 5.8, 5.81 e 5.82 contém informações da possibilidade de uso no dimensionamento geotécnico e estrutural dos elementos de fundação sempre que sua ação seja considerada. Ainda, o item 8.4.3 remete a possibilidade de sua avaliação sempre que houver a possibilidade e sua ocorrência. Trataremos neste trabalho somente do item 5.8 e 5.81 quando o atrito negativo está associado ao fator de segurança global.
Hoje em dia é reconhecido que a maioria dos processos de instalação de estacas provocam recalques no solo adjacente. Fellenius & Altaee (1995) chamam a atenção para o fato deste fenômeno não ser exclusivo de estacas cravadas e que estacas escavadas também estarão sujeitas ao fenômeno de A.N. O fenômeno ocorre sempre e independente da magnitude do recalque (se 2 ou 2000 mm). Na NBR 6122/2010 e na atual 6122/2019 o tema é tratado praticamente da mesma forma podendo gerar resultados de carga de trabalho com valores zero ou mesmo negativos. Certamente levará ao aumento dos custos do projeto de fundações quando se considerar o A.N. Mostraremos nas análises dois modelos (Rígido-Plástico e Elasto-Plástico) para avaliar o problema.

Palavras Chave

Atrito Negativo; Carga Máxima; Plano neutro; Recalque

Arquivos

Área

Fundação de edifícios

Autores

Gérson Jacques Miranda Anjos, Hideo Umemura Paiva, Marcelo Seabra Andrade